SPORTS BUSINESS 2010 (25 a 27/10– Pq. Anhenbi-SP)


O Congresso trouxe profissionais para expor suas experiências sobre Copa e Olimpíadas. Foi possível vislumbrar novas oportunidades e janelas de negócios para muitos mercados através de exemplos da Copa do Mundo da Alemanha 2006, Copa da África 2010, Arquitetos das Olimpíadas de Londres 2012 entre outros.

"O marketing dos Jogos Olímpicos/Copa”
- Scott Givens: presidente da Fivecurrentes, que escreveu o primeiro manual técnico de cerimônias do COI (Comitê Olímpico Internacional), na bagagem traz dez jogos olímpicos e o 50º aniversário da Disney, disse que o Brasil é um mercado promissor que dará oportunidades a diversas frentes de trabalho, incluindo a grande tarefa de realizar com brilhantismo as cerimônias de abertura, encerramento e premiação. “É importante incorporar a cultura do país nas cerimônias, sem esquecer a criatividade e o ‘jeitinho’ brasileiro” destacou.
- Gabriela Santoro de Castro: coordenadora geral do Ministério do Esporte para a candidatura e organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, colocou que “depois da euforia com a vitória do Rio como sede das Olimpíadas de 2016, agora é o momento de focar na reformulação do projeto olímpico e subir degrau a degrau rumo à realização de um evento desse porte”.
- Felix Alvarez Garmon: vice-presidente sênior da IMG América Latina, Caribe e Mercados Hispânicos, falou sobre “Marketing do futebol em tempos de Copa”. Com vasta experiência na comercialização de direitos de TV, gerenciamento de carreira de atletas e consultoria de marketing esportivo por todo mundo, deu uma dica importante para as empresas que de alguma forma estão envolvidas com marketing esportivo: “Nos locais de competições dos Jogos Olímpicos, não é permitida a aplicação de marcas comerciais, então o desafio das empresas é encontrar oportunidades de ativação da marca/produto de seus clientes, de associá-las à competição”.
- Luis Paulo Rosenberg: vice-presidente de marketing do Corinthians discorreu sobre Governança profissional : “Com planejamento e soluções inovadoras, a receita do clube mais que triplicou nos últimos três anos. Na gestão do atual presidente Andrés Sanchez, no comando do Corinthians desde 2007, disse que a receita pulou de cerca de 40 milhões de reais/ano para mais de 150 milhões. Isso é fruto de uma estratégia de marketing bem trabalhada”.


Alguns números, frases e informações que coletamos:

- Em 2014, 100% das transmissões serão em “3D”.
- Os atletas das Olimpíadas de 2016 tem hoje a idade de 8, 9 anos.
- “O Futebol é uma Plataforma Emocional” (Marcelo Pedroso da EMBRATUR).
- A China gastou US$ 44 Bilhões nas Olimpíadas de 2008.
- 4 Bilhões de pessoas irão assistir as Olimpíadas de 2016 no Rio.
- “Miracles happen by design, not by accident”, Mike de Vries.



Informações sobre o “Sports Business Congress” no site www.sportsbusiness.com.br

Organizado por: RICARDO GOMES SILVA, CEO SSTUDIO – Marketing & Entretenimento; MARCELO REZENDE, Sócio-diretor da MRZD Consultoria Esportiva e MAURÍCIO FERNANDEZ, Presidente GMF & Abriesp

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